Divulgação
Metrô SP

Tatuzão da Linha 2-Verde vai começar a escavar no segundo semestre de 2023

O novo tatuzão que vai escavar os túneis da Linha 2-Verde, no trecho entre Vila Prudente e Penha, deve iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2023.

De acordo com o presidente da estatal, Silvani Pereira, trabalhadores da empresa estiveram semana passada na Itália visitando as obras do túnel ferroviário que está sendo escavado pela tuneladora da empresa CREG. Trata-se da mesma empresa que fabricará o maquinário da Linha Verde.

“Nossa equipe pôde ver “in loco” o funcionamento do equipamento e conheceram as práticas que já vem sendo adotadas na construção de túneis no mundo e que também deverão ser aplicadas na expansão da Linha 2.” – diz Silvani.

O presidente explicou ainda que o tatuzão deve usar o veículo Multi-Service Vehicles – MSV que transportará os anéis de concreto, que irão revestir os túneis, do local estocado até a frente de escavação.

“Esta forma de transporte substitui o uso de vagonetas sobre trilhos, também traz como vantagem economias de custos com materiais como trilhos e acessórios, bem como ganhos no prazo, por não necessitar de tempo para a montagem e desmontagem da via permanente. Também possibilita a circulação de veículos leves e pesados, proporcionando maior liberdade e segurança na circulação de equipamentos e trabalhadores dentro do túnel executado.

A previsão mais recente do Metrô é entregar o trecho de oito quilômetros e oito estações entre Vila Prudente e Penha em meados de 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus