As obras da Linha 2-Verde estão em curso e um novo conceito de estacionamento de trens aplicado no Complexo Rapadura, no Jardim Têxtil, zona leste de São Paulo, poderá ser usado em uma futura base na Linha 19-Celeste, na região do Catumbi.
No caso do futuro estacionamento da Linha 2-Verde, havia dificuldade para instalar AMVs devido a geometria entre estações. É destacado ainda dificuldade de fazer o estacionamento em patamar, e dificuldade de atender o número de vagas solicitado. Em outras palavras, se o Metrô usasse o método tradicional, havia mais áreas desapropriadas para um número menor de vagas de trens:
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A solução o Metrô optou por uma abertura de vala menor que um trem, com apenas 75m, por conta de limitações de espaço, e alongar os túneis de estacionamento:
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- Mais vagas de estacionamento de trens com uma vala menor;
- Maior flexibilidade nas manobras de trens e de forma independente;
- Jacarés duplos dos cruzamentos isolados da via principal;
- Facilidade para atuação nos AMV pela sua proximidade;
Na Linha 19-Celeste
De acordo com o relatório “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste”, o futuro estacionamento deve ficar na rua Cachoeira, no distrito do Belém, ocupando um grande polígono de uma garagem de ônibus da SPTrans e um imóvel adjacente.
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Segundo o documento, o entorno é predominante de uso misto e residencial, em construções térreas ou até três andares, havendo também muitos galpões industriais e de serviços. No local funcionará um estacionamento de trens da Linha 19-Celeste.