YouTube video
Ônibus

Ônibus elétricos são destaques na Lat.Bus 2022

Os ônibus elétricos foram as grandes estrelas da feira LAT.BUS & Transporte público 2022, evento especializado no setor de ônibus que trouxe alguns fabricantes consagrados, como a Caio, Marcopolo, Iveco e BYD.

O evento é destino ao mercado, e também ao público em geral, e nele é possível conferir as novidades, como a nova geração do Millenium da Caio.

Renato Lobo | Via Trolebus

Mas quem brilhou mesmo foram os veículos não poluentes, antecipando uma tendência que vem crescendo no Brasil, e que já é realidade em mercados da Europa e Ásia.

A Caio, por exemplo, lançou o emillennium, ônibus desenvolvido exclusivamente para chassi com propulsão elétrica. A fabricante diz que o layout foi desenvolvido para melhor aproveitamento do chassi e tecnologia embarcada. Maurício Cunha, Vice-presidente industrial do Grupo Caio, falou ao Via Trolebus sobre as novidades da marca, e destacou o novo ônibus elétrico.

“Nós estamos apresentando a quinta geração do Millennium, que é nosso modelo de carroceria para motores traseiros e centrais, seja piso baixo normal ou piso baixo, e juntamente com o emillennium que é uma carroceria desenvolvida olhando para os chassis elétricos que temos no mercado Brasileiro“, disse Maurício.

Renato Lobo | Via Trolebus

Já a BYD trouxe seu modelo articulado operacional em São José dos Campos, lá chamado de VLP (Veículo Leve sobre Pneus), sendo o primeiro articulado 100% elétrico do país. O veículo opera na chamada Linha Verde. Marcello Von Schneider falou sobre o veículos.

“A BYD tem o que é mais moderno na área de eletro-mobilidade para ônibus. Então hoje temos exposto aqui o chassi de ônibus de 22 metros e piso baixo. Esse é um modelo de ônibus entregue para São José dos Campos, que já está em operação na Linha Verde. É o mesmo chassi que está homologado inclusive para a SPTrans, em São Paulo. E a gente encarroça o primeiro carro com a Caio agora nos próximos meses para colocar o primeiro veículo em operação e teste de rodagem para ser comercializado”. – disse Marcello.

Renato Lobo | Via Trolebus

A Marcopolo anunciou na feira que vai produzir em série seu modelo Attivi, sendo o primeiro modelo da marca com chassi próprio e 100% elétrico. Há a expectativa de que 30 unidades sejam produzidas esse ano em Caxias do Sul para atender o mercado interno.

Renato Lobo | Via Trolebus

A Iveco apresentou seu modelo E-WAY, um veículo elétrico com desing diferente do que se via na feira. A empresa diz que sua estrutura em aço inoxidável está associada a um design inovador e fascinante premiado no DNA Paris Design Awards 2021.

Renato Lobo | Via Trolebus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus