Divulgação Caio
Ônibus

Niterói pode ter greve de ônibus nos próximos dias

As cidades de Niterói a Arraial do Cabo podem ter greve de ônibus nos próximos dias. Segundo publicação de “O Globo“, há um clima de tensão em negociação entre empresas e prefeitura pela melhoria do sistema viário. De acordo com o texto, há até a possibilidade de redução da frota em Niterói.

O grupo trabalhista enviou um ofício à prefeitura solicitando que as perdas salariais da categoria sejam incluídas no estudo de reequilíbrio econômico-financeiro anunciado para o setor. “A receita não cobre os custos operacionais. Mês passado, inclusive, a Ingá vendeu 40 ônibus de sua frota para pagar dívida com bancos, caso contrário perderia todos os veículos adquiridos. A Barreto e a Brasília estão na mesma situação. Temos um quadro realmente caótico no sistema de transporte público”, afirma o presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira.

Já o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), por meio de Márcio Barbosa, presidente da entidade,  diz houve aumentos de insumos, e que há esforços para melhorias do sistema.

Somente o óleo diesel sofreu reajuste de 188% desde 2019. Mesmo diante de um cenário adverso, as empresas estão fazendo todos os esforços para a retomada do sistema conforme a determinação. Por isso, é importante esclarecer que o reajuste da tarifa não tem efeito imediato”, afirmou Barbosa.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus