Renato Lobo | Via Trolebus
Ônibus

Millennium 5 da Caio é aposta da fabricante em ônibus mais leves e sustentáveis

Durante a feira Lat.Bus 2022, a fabricante Caio apresentou dois novos modelos de ônibus, entre eles a quinta geração do Millennium, destinado a motores traseiros, além do considerado “a cereja do bolo”, que é o eMillennium, um veículo 100% elétrico.

A respeito do primeiro, segundo a empresa, o veículo poderá ter até 28 metros de comprimento em sua versão biarticulada, destinadas a grandes BRTs, como em Curitiba e Bogotá. Conta com 2,55 metros de largura externa, entre 3,29 metros e 3,52 metros de altura externa, além de 2,13 a 2,68 metros de altura interna.

Já sobre os chassis, o novo ônibus pode ser montado em cima de equipamentos da Mercedes-Benz, Scania, Wolkswagem, Volvo, entre outras.

Já sobre o eMillennium, o veículo foi desenvolvido inicialmente para ônibus de piso baixo. A fabricante, no entanto, abriu caminho para produção dos veículos também em modelos articulados.

Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus

O gerente de Design da Caio, Roberto Barduco, explicou ao Via Trolebus que os dois novos veículos foram pensados junto com a produção do Apache VIP de quinta geração, também exposto na feira. “Quando nós criamos o VIP (quinta geração), nós começamos a pensar em um carro elétrico. Então esse carro apesar de estar sendo lançado agora, ele foi pensado antes com o Vip.” Segundo Barduco, nos três veículos foram foi mantido a identidade da marca.

O gerente de Design da Caio trouxe novidades a respeito dos novos veículos, que são maiores e mais leves. “Esse ônibus de projeto, ele tem o corte transversal, que seria a caixa dele, e é mais largo que um ônibus normal. Apesar de ser maior (que as outras gerações) ele é mais leve e mais confortável. Pessoas altas que circulam em nosso ônibus vão perceber que o carro está mais amplo. É o primeiro ônibus com 100% led. Não temos nenhuma lâmpada incandescente.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus