O Fundo Nacional de Infraestrutura Fonadin ficou com a concessão para operar a ferrovia Tren Interurbano, com 57,7 km de extensão que vai ligar a Cidade do México e Toluca.
A Fonadin é uma subsidiária do Banco Nacional de Obras e Serviços Públicos. O acordo assinado pelo ministro dos Transportes, Jorge Arganis Díaz-Leal e pelo diretor-geral adjunto do Banobras – Banco Nacional de Obras y Servicios Públicos, Carlos Mier y Terán Ordiales, prevê a operação da ferrovia em concessão até fevereiro de 2058.
O Tren Interurbano está sendo desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes em um projeto lançado em 2012.
Os serviços devem abrir para os passageiros em 2024 a partir de um intercâmbio com a rede de metrô da Cidade do México no Observatorio e seguirá para o oeste até Zinacantepec, na área metropolitana do Vale de Toluca, servindo cinco estações intermediárias.
Trens e sistemas estão sendo fornecidos por um consórcio liderado pela CAF, incluindo Isolux-Corsán, AZVI e Thales sob um contrato de € 690 milhões concedido em 2014. A primeira das 30 unidades de cinco carros construídas pela CAF foi entregue em janeiro de 2017 e começou a ser testado no final daquele ano em um trecho de 7 km no extremo oeste da rota.