O candidato ao Governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, voltou a defender o projeto da Linha 18-Bronze do metrô em forma de monotrilho. Nesta semana, o ex-prefeito de São Paulo disse em sabatina na Rádio CBN que via com estranheza a supressão do projeto que deu lugar a um BRT.
Mas em Mauá, o ex-ministro da educação disse que vai reativar o processo, ou reiniciar. “Um BRT não resolverá o problema da demanda por transporte público do ABC. Então, tem que ter trilho para o ABC. Vamos verificar se é possível judicialmente reativar esse contrato do monotrilho, senão vamos ter que reiniciar. Será o mesmo projeto que estava contratado“, disse.
A linha 18-Bronze foi suprimida pela gestão do ex-governador João Doria, que concedeu à operadora Metra, atual Next Mobilidade, o direito de construir e operar o corredor de ônibus que vai ligar São Bernardo do Campo e São Paulo. Mas a capacidade do meio de transporte defendido pela atual gestão é menor que o projeto do monotrilho. São 170 mil usuários atendidos contra 314 mil. A viagem pelo monotrilho seria mais rápida que o ônibus e a tarifa da Linha 18 seria integrada com o resto da malha metroferroviária.