Eleições 2022

Haddad diz que vai rever troca de monotrilho por BRT no ABC

O candidato ao Governo de São Paulo do PT, Fernando Haddad, criticou a troca do modelo de transporte que fará a ligação entre São Paulo e o ABC Paulista. A atual gestão acabou cancelando o contrato para implantação da Linha 18-Bronze do metrô em forma de monotrilho e anunciou um corredor de ônibus no lugar.

Segundo o ex-prefeito em sabatina na rádio CBN, “eles cancelaram a obra do monotrilho para o ABC e querem colocar um BRT que não vai dar conta da demanda. E ainda pior, ao invés de licitar o BRT, fizeram um aditivo, bastante estranho, colocando em um contrato a obra que não tinha nada a ver uma coisa com a outra”. Perguntado se reveria a medida tomada pela atual gestão, Haddad disse que pode e vai rever.

Em 2019, a gestão do ex-governador João Doria acabou cancelando uma Parceria Público Privada – PPP para a construção da Linha 18, e na renovação com a operadora Metra, atual Next Mobilidade, acabou repassando a construção do BRT ABC para a empresa que opera o corredor de trólebus do ABD.

Em audiências públicas datadas de 2014, era previsto que o monotrilho poderia transportar por dia 314 mil passageiros. Já o BRT ABC terá capacidade para 170 mil passageiros.

Contra o monotrilho da Linha 17

Mas se Haddad se mostrou favorável ao monotrilho da Linha 18, foi contra o projeto da Linha 17-Ouro que fará a ligação entre a estação Morumbi e o Aeroporto de Congonhas. O ex-ministro da educação afirmou que no eixo deveria ter sido escolhido um corredor de ônibus no lugar. “Ali poderia ter tido um BRT. Não teria problema nenhum.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus