Empresas contratadas pelo Metrô iniciaram a montagem das telhas da cobertura da Estação Vereador Jose Diniz, futura parada da Linha 17-Ouro do monotrilho, segundo o presidente da estatal, Silvani Pereira. De acordo com ele, em paralelo estão finalizando os elementos de fixação das telhas na estrutura metálica.
Segundo o dirigente da operadora, a Estação Congonhas está com as calhas e as telhas na borda oeste. O próximo passo é instalar os fechamentos e arremates com chapas. Na Estação Campo Belo prossegue com a instalação dos complementos metálicos na cobertura do corpo da Estação.
Sem energia
O Metrô de São Paulo acabou rescindindo de forma unilateral contrato com o Consórcio TSEA – Ferreira Guedes – Adtranz para fornecimento do sistema elétrico do monotrilho da Linha 17-Ouro. A informação consta no Diário Oficial do Estado, e o acordo havia sido estabelecido em 2021.
O grupo de empresas que teve o contrato extinto é o segundo colocado em um processo de licitação. A operadora precisou abrir uma nova concorrência, após a falta de atividades para instalação do sistema de energia, vital para a operação. O novo certame, no entanto, está parado por conta de recursos.
O cenário explica um pouco o andamento das obras do meio de transporte que vai ligar a estação Morumbi, na Marginal Pinheiros, até o Aeroporto de Congonhas. Sem o sistema de energia é impossível testar e operar os trens, e por consequência, inaugurar a linha.
Ao mesmo tempo, as obras do monotrilho enfrentam lentidão nas finalizações das estações. A promessa mais recente de finalização das construções que começaram em 2012, é para 2023.