Os presidentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e da Urbanização de Curitiba S/A, Ogeny Maia Neto, acompanhados de equipes técnicas, participam, em São Paulo, da Lat.bus 2022, com o objetivo de implantar ônibus elétricos em larga escala na capital paranaense. De acordo com comunicado da prefeitura, em setembro Curitiba irá testar ônibus elétricos em operação.
“A participação de técnicos de nossa cidade neste grande evento de mobilidade fortalece a nossa estratégia de implantação da eletromobilidade em larga escala no transporte público, ampliando o leque de possibilidades de modelos e fabricantes”, afirmou Jamur.
A comitiva ainda visitou fábricas instaladas em São Bernardo do Campo. Já na capital paulista, conheceram os modelos de ônibus elétricos das empresas Marcopolo, BYD, Caio, Iveco e o chassis elétrico da Volvo.
Em julho, o prefeito Rafael Greca Curitiba lançou edital de chamamento público para testes em larga escala de ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT). No evento, estiveram representantes de fabricantes e montadores de ônibus, entre eles da Volvo, Higer, Eletra, BYD e Mercedes Benz, todos com participação no mercado nacional.