A futura estação Santa Clara, na expansão da Linha 2-Verde do Metrô, da Vila Prudente até a Penha, teve concluída sua escavação. Além de Santa Clara, os poços das estações Orfanato, Vila Formosa e Santa Isabel também foram escavados.
A parada que fica na Avenida Sapopemba teve escavado 48 mil metros cúbicos de solo em pouco mais de 250 dias. O poço tem aproximadamente 44 metros de profundidade e 40m de diâmetro, de acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira.
“As próximas etapas incluem a preparação para a laje de fundo com montagem da armação, a execução do colchão de drenante com lastro de brita, lastro de concreto magro, poço de bombeamento provisório, impermeabilização”, disse Silvani.
O futuro ponto de embarque deverá ter um terminal de ônibus anexo, e deve servir para o deslocamento de moradores no entorno, além de pontos de interesse, como uma grande instituição religiosa espirita que fica na região.
Água Rasa é o nome popular dado ao Córrego do Tatuapé, cuja nascente fica próxima da futura estação. Por ser de baixa profundidade, a população o denominou Água Rasa no século XIX.
A futura estação poderá ser entregue, junto com as demais da extensão da linha verde, em meados de 2026.