A operadora de trens cargueiros, a Rumo, iniciou o transporte com composições de 120 vagões sendo um dos maiores da américa latina para o transporte do setor do agronegócio.
O trem imenso chega a medir 2 quilômetros de extensão e opera no eixo entre o Porto de Santos, em São Paulo, e o município de Rondonópolis em Mato Grosso. Transporta 11.500 toneladas.
“É uma operação que já trouxe ganhos operacionais expressivos, e a expectativa é ainda maior para 2022 e para os próximos anos”, diz Thiago Alvarenga, gerente executivo de planejamento da Rumo.
No ano de 2021, a operadora contabilizou 1.585 viagens com o trem de 120 vagões, sendo o modelo movido por 4 locomotivas apenas. Se essa carga transportada tivesse sido realizada no modelo antigo, de 80 carros, seriam necessárias 792 viagens a mais, totalizando 2.377 viagens.
“A cada 10 mil toneladas transportadas pela ferrovia, no comparativo com as rodovias, é possível evitar a emissão de aproximadamente 1.500 toneladas de CO², uma compensação equivalente ao plantio de mais de 10 mil árvores na Mata Atlântica”.