Em operações aos finais de semana na Linha 1-Azul do Metrô, o novo sistema de sinalização CBTC (Controle de trens baseado em comunicação), permitiu a inserção de 40 composições levando passageiros entre o Jabaquara e Tucuruvi. A informação é do presidente da operadora, Silvani Pereira, em suas redes sociais.
“Neste final semana nossas equipes realizaram uma grande operação para que pela primeira vez pudéssemos ter 40 trens na Linha 1-Azul funcionando com o novo sistema de controle de trens, CBTC. Foi uma importante etapa para que possamos avançar com a utilização deste moderno sistema também nos dias úteis. O sistema CBTC é composto por blocos móveis, diferentemente do sistema ATC que são blocos fixos, e, portanto, permite uma menor distância entre os trens no carrossel, e assim uma redução do intervalo entre os trens e uma operação mais eficiente.” – disse Silvani.
De acordo com ele, até agosto, a funcionalidade deve operar também nos finais de semana. Já na Linha 3-Vermelha, o novo prazo é ter o CBTC em operação entre janeiro ou então nos primeiros meses de 2023.