Ônibus

Santiago e Bogotá lideram com maiores frotas de ônibus elétricos

A América Latina contatava em abril de 2022, com 3.209 ônibus elétricos em operação , de acordo com dados do E-Bus Radar lançado em maio de 2020.

Segundo os números, 1047, ou quase um terço deles são trólebus que operam em rotas que já haviam sido colocadas em serviço no século passado . Dos 2.162 ônibus elétricos a bateria contabilizados, duas cidades dominaram, compreendendo quase 85% do total de ônibus elétricos a bateria: Santiago, no Chile, tem 776 e Bogotá, Colômbia, conta com 1.061 ônibus elétricos a bateria .

Já o Brasil e México patinam, de acordo com um artigo do Sustainable-bus, sem estratégias nacionais fortes para uma mobilidade urbana de emissão zero e políticas industriais em vigor.

O texto cita que ainda sim há sinais de uma ampliação da frota, como uma grande fabricante de ônibus adotando um modelo de ônibus elétrico para o mercado mexicano local, além de uma empresa fabricante de São Bernardo do Campos que está investindo em uma fábrica para produzir 1.800 ônibus elétricos por ano, além da Mercedes- A Benz anunciou encomendas para seus chassis de ônibus elétricos no Brasil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus