Especial de férias Recordar é viver

O Trem de passageiros que ligava Recife e Fortaleza

Recife e Fortaleza são duas capitais brasileiras atendidas por sistemas de transportes sobre trilhos. Recife é atendida pelos veículos leves sobre trilhos – VLT da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, além do Metrô da mesma operadora. Já Fortaleza conta com o Metrofor, um sistema de transporte metropolitano que opera na Região Metropolitana com Metrô e VLT.

As duas cidades já foram ligadas por um trem de longo percurso, o chamado Expresso Asa-Branca operado pela extinta Rede Ferroviária Federal, o qual durante a década de 70 fez o trajeto Recife-Fortaleza, Fortaleza-Recife, percorrendo a ligação Ceará-Pernambuco via Paraíba.

Os trens eram de alto padrão, e tinha paradas em São Lourenço, Carpina, Timbaúba, Itabaiana, Campina Grande, Juazeirinho, Patos, Pombal, Sousa, Antenor Navarro, Baixio, Arrojado, Cedro, Iguatu, Acopiara, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixadá, Otávio Bonfim, Parangaba, entre outras.

Foi introduzido em 1975 e de acordo com o site Historia Ferroviária Paraibana, a viagem entre Campina Grande a Recife durava menos de 5 horas. De carro, atualmente o trajeto é feito em 3h25.

As viagens foram suprimidas no começo dos anos 80, sendo um dos serviços vítimas dos investimentos no modal rodoviário em detrimento das ferrovias ocorrido no governo militar.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus