Um balanço do Metrô de Fortaleza feito em 2021 mostra que os deslocamentos de passageiros sobre trilhos no ano passado geraram uma economia de R$ 93,8 milhões em diversos setores da sociedade.
O estudo revelou que a economia ocorreu quando houve menor fluxo de passageiros em ônibus, carros e motos nas ruas, devido ao funcionamento das linhas de Metrô e VLT, de janeiro a dezembro. Na comparação com o ano de 2020, a economia gerada cresceu 12%, já que no ano anterior, os benefícios socioambientais do metrô e VLT contabilizaram R$ 83 milhões.
O sistema sobre trilhos de Fortaleza, em 2021, deixou de emitir mais de 4 mil toneladas de CO2. “Tais vantagens favorecem o bem estar e a saúde da população. Além disso, as viagens de ônibus, carros e motos que deixam de ser realizadas por causa da operação dos trens, é traduzida em preservação da vida, através do não acontecimento de acidentes, que em muitos casos deixariam vítimas fatais e feridos, demandando gastos, como tratamentos de saúde e pagamentos de seguro.” – diz comunicado da empresa.
Veja abaixo os detalhes do estudo: