A Linha 13-Jade da Companhia de Trens Metropolitanos – CPTM atualmente leva em torno de 10 mil passageiros por dia, e antes da pandemia, em torno de 15 mil. Números bem inferiores aos anunciados pelo governo paulista, onde previam um cenário de 100 mil pessoas nos cerca de 12 quilômetros que ligam a Estação Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos.
A solução é estender a ferrovia Guarulhos a dentro, chegando ao bairro de Bonsucesso, mas um outro projeto colocaria o atendimento no patamar de carregamento da Linha 11-Coral, a mais demandada da malha.
Em junho, a operadora contratou o anteprojeto de engenheira para extensão leste, prevendo mais 9,9 quilômetros e 4 novas estações, sendo a Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. A demanda estimada é de 233 mil passageiros por dia.
A oeste, o plano é levar a Linha 13 até a Estação Palmeiras-Barra Funda, o que deve incrementar o número de passageiros. Mas há um outro projeto mais robusto previa a ferrovia até o Parque da Mooca e Chácara Klabin:
De acordo com a apresentação da empresa em um evento do Instituto de Engenharia, em seu “trecho prioritário” sendo entre Bonsucesso e Parque da Mooca, a Linha 13 teria um potencial de transportar por dia, 700 mil passageiros, em uma ferrovia com 33 quilômetros de extensão, servida por 31 trens e intervalos de 3,3 minutos.
O projeto de extensão da Linha 13 até a Zona Sudeste de São Paulo acabou não sendo mais mencionado nos planos da Companhia. O Via Trolebus questionou a CPTM sobre o projeto até o Parque da Mooca, e a empresa confirmou que a extensão está descartada.
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