Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Especial de férias Metrô SP

Estação Anhangabaú da Linha 19 do Metrô pode ser instalada no Terminal Bandeira

A futura Estação Anhangabaú da Linha 19-Celeste do Metrô terá o papel importante em conectar o futuro ramal que vai atender a cidade de Guarulhos, com a linha mais cheia do sistema metroviário, que é a 3-Vermelha. O espaço no centro, no entanto, é bastante adensado, o que será  um desafio para implantar a estação terminal da futura linha.

De acordo com o relatório “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste”, há a possibilidade que a parada do Metrô seja instalada no Terminal Bandeira:

CMSP

De acordo com o documento, “a implantação da estação requer a ocupação de três polígonos. O primeiro e maior será para o corpo da estação e plataformas, dentro do Terminal Bandeira”.

O estudo ainda revela que “um segundo no lado oposto da av. 9 de Julho, ao norte, entre a Ladeira da Memória e ruas João Adolfo e Alfredo Gaglioti, que se caracteriza por um grande calçadão para pedestres com entrada para a passarela que atravessa sobre a av. 9 de Julho rumo ao Terminal Bandeira“.

Fala-se ainda em “um terceiro a leste, do lado oposto à estação e à av. 23 de Maio, na Praça da Bandeira, que consiste em um pequeno espaço ocupando a via e calçada em frente a edifícios”. Estes dois últimos serão o acesso norte e leste à estação sem necessitar a travessia em nível os corredores movimentados da av. 23 de Maio e 9 de Julho.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

De acordo com o estudo, a Estação estará a aproximadamente 30 metros de profundidade em relação ao nível natural do terreno.

A partir desse estudo, se questiona sobre uma eventual interdição do Terminal de ônibus que atende sobretudo linha que ligam a zona sul e o centro. O texto cita que “a obra terá que conviver com o terminal de ônibus em operação, além das fundações do Viaduto Dr. Eusébio Stevaux, que interliga a av. 9 de Julho à Prestes Maia, e abriga um conjunto de passarelas de pedestres elevadas, que poderão ser afetadas pela construção.”

Mas a análise cita que o Metrô pretende não inviabilizar a operação do Terminal. “Nas próximas etapas de projeto
básico e executivo serão estudadas alternativas para mitigar este impacto, buscando solução para minimizar as interferências com o terminal durante a implantação da obra.”

Acesso com a Linha 3-Vermelha

O Metrô prevê a integração da área paga entre as duas estações no acesso leste, com um número atual menor de passageiros. Mas, de acordo com a operadora, a ligação ainda requer análise estrutural e operacional detalhada para viabilizar as obras de adequação, considerando o carregamento existente , a grande quantidade de entrada de passageiros lindeiros e integrados por ônibus e à configuração da plataforma central com acessos e integração de ponta.

Prazos

Sobre planos, o cronograma inicial e indicativo das fases até a implantação da Linha Celeste: de 2021 até 2025 para a EIA-Rima (impacto ambiental), projeto básico e licitações; de 2023 a 2025, as desapropriações; e de 2024 a 2030, as obras/implantação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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