Metrô SP

Estação Anália Franco terá concretagem parcial da laje de cobertura

A futura estação Anália Franco, da Linha 2-Verde do Metrô, deve receber neste sábado, 30 de julho de 2022, a primeira etapa da concretagem da laje de cobertura.

A parada que fica ao lado do shopping de mesmo nome está sendo construída pelo método VCA – Vala a céu aberto invertido. A vala é concretada como se fosse um “U” de cabeça para baixo, com a preparação das paredes e a concretagem da laje superior, dando mais estabilidade para a escavação. Então é iniciado a escavação por baixo da laje e assim, possibilita a liberação da superfície que havia interditada inicialmente.

Para esta primeira etapa, o volume de concreto a ser aplicado é de 883 m3, o equivalente à 111 caminhões betoneira. O concreto será lançado por 2 bombas do tipo lança, com capacidade para bombear aproximadamente 90m3/h.

De acordo com a operadora, esse método possui menores impactos em termo de emissões de ruído, vibração e poeira, percebidos pela população do entorno.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus