No dia 16 de dezembro de 2021, a chamada “Maria Leopoldina”, a primeira tuneladora ou TBM (popularmente conhecida como tatuzão) começou sua escavação do túnel em direção ao sul, nas obras da Linha 6-Laranja do metrô. Menos de dois meses, o trabalho foi interrompido após o rompimento de uma adutora, causando inundação nos canteiros de obras nas proximidades da Marginal Tietê.
A expectativa é que até agosto, Maria Leopoldina volta a escavar para cumprir sua missão de percorrer cerca de 10km , contemplando 10 estações, entre Santa Marina e São Joaquim, até o VSE Felício dos Santos.
De acordo com informações da Linha Uni, concessionária responsável pela operação e construção do novo eixo metroviário, o equipamento pesa 2 mil toneladas, tem diâmetro de 10,61 metros e extensão de 109 metros. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.
Maria Leopoldina demanda de aproximadamente 50 pessoas trabalhando, divididas em três turnos de trabalho. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Além dos trabalhadores que atuam nos tatuzões, também há equipes responsáveis pelo monitoramento do terreno e dos parâmetros das duas TBMs que irão trabalhar 365 dias por ano, 24 horas por dia. O outro tatuzão, no sentido norte, deve começar as escavações em novembro.