Estação de Valinhos - Rota do Trem Intercidades e estação que deverá ser atendida pelo trem parador entre Jundiaí e Campinas
Trens Regionais Trens Urbanos

Valinhos deve ter novo viaduto e se prepara para trem regular de passageiros

A cidade de Valinhos se prepara para ser cortada e atendida por um trem regular de passageiros, além de ser rota de passagem do Trem InterCidades São Paulo – Campinas. Na região do Bom Retiro, mais precisamente na Avenida Paulista, deve ocorrer intervenções na passagem da linha férrea.

De acordo a prefeitura da cidade, haverá a construção de um viaduto no local, para que os carros e pedestres não mais utilizem a passagem sobre a linha férrea.

A cidade deve ser atendida pelo trem InterMetropolitanos, que parte de Francisco Morato até Campinas, com parada em Jundiaí, Louveira e Vinhedo.

Na semana passada, a Prefeitura de Valinhos finalizou os trabalhos internos do cronograma entre as secretarias, referente aos impactos e orientações sobre a obra, e já na 2ª quinzena de Junho estão marcadas reuniões com a concessionária de trens cargueiros, responsável pela gestão do transporte ferroviário da região e também pela obra, para a discussão do projeto.

“A construção do viaduto no Bom Retiro será um grande ganho para segurança e mobilidade no município, visto que automóveis e pedestres não precisarão mais cruzar a linha férrea, fazendo então seu trajeto sobre o viaduto com muito mais segurança e modernidade, além de acabar com o tempo de espera, que era necessário até que o trem terminasse de passar para cruzar a linha”, afirmou a Prefeita Capitã Lucimara.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus