Trens Urbanos

Maria-Fumaça volta a levar passageiros em Campos do Jordão

Campos do Jordão voltou a ter passeio de Maria Fumaça na Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). O serviço, de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, voltou em 4 viagens por dia, com saídas às 11h, 13h, 15h e 17h, aos sábados e domingos e durante o mês de julho também funcionará às sextas-feiras.

A viagem é feita em uma composição com uma locomotiva a vapor de origem norte-americana, fabricada pela H. K. Porter em 1947 e um carro de passageiros fabricado em 1912, pela também norte-americana American Car & Foundry.

Segundo o comunicado, o bilhete poderá ser adquirido apenas no dia do passeio na bilheteria da estação Emílio Ribas, onde também ocorrerão os embarques e desembarques. Crianças com até 5 anos, no colo de um responsável, não pagam passagem.

O trajeto é em 4 km entre as vilas Capivari e Abernéssia e o trem tem capacidade para até 64 passageiros por viagem. O tempo total do percurso de ida e volta é de 30 minutos sem paradas no trajeto.

Toda a expertise da nossa equipe, adquirida em décadas de atuação em restauros e manutenções ferroviárias, foi fundamental nessa reforma. Utilizamos a maioria dos materiais e recursos já disponíveis na nossa oficina e após os laudos de aprovação e vários testes realizados na via férrea, agora a Maria-Fumaça está pronta pra fazer a alegria dos turistas”, afirma Jorge Pereira, diretor do departamento de manutenção da EFCJ e que coordenou a reforma.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus