Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Trem Intercidades SP-Campinas terá novo aumento de investimentos

Os investimentos na implantação do Trem InterCidades devem ficar mais caros, além dos R$ 10,2 bilhões previstos para colocar de pé o projeto do Trem Expresso entre a estação Palmeiras-Barra Funda e Campinas. De acordo com publicação do Valor Econômico, haverá uma nova correção antes do lançamento do edital, em virtude da crescente inflação de custos.

O Governo Estadual ainda espera lançar o edital em 2022, e em junho deve ser firmado um convênio entre Estado, CPTM e MRS, para definir como será esse compartilhamento até a construção das novas linhas.

Sobre interesse do mercado no empreendimento, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, afirmou ao jornal que “há ao menos dois grandes grupos estudando, temos chineses, grupos estrangeiros. Vai ter atratividade.”.

Já o pagamento ao concessionário será feito pelo serviço (por viagens realizadas e quilômetros rodados) e não pelo número de passageiros. Com isso, o operador não terá risco de demanda de usuários. “É uma inovação que decidimos incluir a partir da pandemia [quando metrôs e trens viram o movimento despencar], para tornar o projeto mais atrativo ao setor privado.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus