Metrô SP

Presidente do Metrô comenta sobre mudança de traçado na Linha 20-Rosa

A mudança de traçado na Linha 20-Rosa do Metrô, que em seu projeto deixou de atender a região da Avenida Faria Lima, tem sido alvo de questionamentos nas redes sociais do presidente da estatal, Silvani Pereira.

Em fevereiro, conforme divulgando no Via Troleus, após uma apresentação do projeto para prefeito da Região metropolitana de São Paulo, o traçado da Linha 20 sofreu alterações, passando a cruzar a Linha 4-Amarela em Fradique Coutinho, e não mais em Faria Lima. Na prática, o eixo metroviário que vem da estação Santa Maria e vai até Santo André, só atenderia a Avenida Faria Lima na futura estação Tabapuã.

Mas de acordo com Silvani Pereira, o local exato das estações só será conhecido após finalização de estudos. “Com o anteprojeto de engenharia que teremos a localização exata das estações”, disse o presidente da operadora.

A mudança, ou possível alteração, faz com que a futura linha corra mais distante da Linha 9-Esmeralda:

Novo traçado:

Traçado antigo:

Finalização de estudos em 2023

O presidente do Metrô comunicou por meio de uma postagem em suas redes sociais que a ordem de serviço para elaboração do EIA/RIMA do projeto da Linha 20-Rosa foi emitida e com isso o consórcio deverá concluir o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental no primeiro semestre de 2023.

De acordo com Silvani, no estudo apontará possíveis impactos da obra e propondo as medidas de controle e mitigação aos impactos, além da identificação de áreas contaminadas, de bens tombados e sítios arqueológicos, perfil demográfico e socioeconômico das regiões onde a obra será feita.

O projeto de extensão da Linha 2-Verde após Vila Madalena também está “anexo” ao processo, sendo que os estudos deve analisar a ampliação da eixo de transporte para chegar até a região de Cerro Corá, onde no futuro poderá se conectar à Linha 20.

“Em paralelo ao EIA/RIMA, o Metrô trabalha em duas frentes para a implantação da Linha 20: elaboração do Anteprojeto de Engenharia, que trará diretrizes sobre o traçado e localização das estações. E o Financial Advisory, que é um estudo de modelagem financeira que apresenta soluções inovadoras para atração de capital para implantar a linha.” – disse Silvani.

A linha terá 24 estações em 33 km de extensão e vai ligar o bairro da Lapa até o município de Santo André, integrando com outras linha de Metrô e trens metropolitanos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus