Ônibus

Ministério do Desenvolvimento Regional faz debate sobre ônibus elétrico

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vem promovendo uma série de seminários sobre frotas de transporte coletivo movidas a eletricidade. Trata-se do projeto “EletroMobilidade: transição para a eletromobilidade nas cidades brasileiras”.

Representantes do governo federal dizem que é preciso avançar nos combustíveis alternativos. “Essa iniciativa é fundamental para que consigamos avançar nessa pauta da eletromobilidade, que é totalmente vinculada à sustentabilidade ambiental e à melhoria na qualidade das cidades”, afirmou a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda.

Os encontros são para fomentar o conhecimento técnico, financeiro e institucional dos órgãos governamentais nas diversas esferas, além de apoiar a preparação de projetos-piloto de ônibus elétricos em cidades brasileiras. As primeiras propostas-teste para a implementação de frota movida por energia elétrica deverão ser implementadas em Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE).

“Como toda transformação, ela é disruptiva. Há potencial, então, para todos os governos, em seus diversos níveis de capacidade, se envolverem com eletromobilidade. E o mercado tem sido bastante sustentado por iniciativas governamentais de fomento ao uso dessa matriz na mobilidade urbana. E é importante a participação do Governo Federal para trazer essa visão mais ampla”, afirmou a representante do Banco Mundial no debate, Aline Eloyse Lang.

O segundo seminário do projeto está marcado para o dia 21 deste mês, quando serão debatidas as perspectivas de financiamento da eletromobilidade no país.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus