Reportagem da Band mostra que foram iniciados “estudos” para as obras da linha 19-Celeste do Metrô, que deve ligar o centro de São Paulo até Guarulhos. “A análise deve considerar os acessos das estações, comércios, estacionamentos, instituições de ensino e moradias das regiões onde a linha deverá ser implantada”, de acordo com a publicação.
Otimista, o texto diz que o novo atendimento deve ficar pronto em 2029. O início da construção está previsto para o ano que vem, segundo a reportagem.
Planos da Linha 19 em 2022
Segundo o mais recente relatório integrado da companhia, que faz um balanço sobre as ações em 2021 e planos para o futuro, em 2022 a empresa pretende “concluir as sondagens e os ensaios nos cinco lotes contratados”.
O novo eixo metroviário deverá ter 17,6 km de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.