Ônibus

Mercedes testa ônibus em Curitiba com conteúdo renovável

A Mercedes-Benz do Brasil, junto com a Petrobras e a Vibra, estão testando em Curitiba o novo Diesel R5 com conteúdo renovável em três linhas de ônibus urbanos da cidade. Os coletivos fazem parte da frota da Auto Viação Redentor.

De acordo com comunicado da fabricante de ônibus, com 5% de conteúdo renovável, o Diesel R5 é produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Os três serviços de ônibus utilizarão esse combustível durante seis meses. O estudo vai avaliar, em situação real, a influência do novo combustível na redução de emissões, como também no desempenho e na manutenção do veículo.

O combustível é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo. O diesel sai da refinaria com 95% de diesel mineral e 5% de diesel renovável. Por sua vez, a Vibra faz a adição obrigatória de 10% de biodiesel, entregando o produto final com 15% de conteúdo renovável.

“Líder no desenvolvimento de veículos comerciais no País, nossa Empresa acompanha e incentiva iniciativas como essa da Petrobras e da Vibra que têm como foco a redução de emissões, além de outros reflexos em termos de eficiência e economia no transporte”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus