O Metrô de Lisboa anunciou que vai completar uma linha que vai fornecer o serviço circular na malha. A operadora adjudicou formalmente para a construção do Lote 2 do seu projecto, entre Santos e Cais do Sodré.
O contrato de 73,5 milhões de euros foi adjudicado à joint venture Metro Santos Sodré da Mota Engil e Spie Batignolles International, com obras a serem concluídas dentro de 31 meses. Restam ainda 2 km para completar o ramal.
Os novos túneis vão ligar as linhas Amarela e Verde de saída para fornecer um novo serviço circular no centro de Lisboa. A obra foi dividida em quatro lotes.
O lote 1 vai de Rato a Santos, onde já foi concluída a abertura de túneis entre o Rato e o local da nova estação da Estrela. As obras do Lote 3, iniciadas em janeiro de 2022, envolvem a construção de dois novos viadutos em Campo Grande para permitir a ampliação da estação. Estão em avaliação quatro licitações para o Lote 4, abrangendo sistemas e acabamentos para os lotes 1 e 2.
A Linha Circular deverá ser inaugurada no quarto trimestre de 2024. Estima-se que mais 9 milhões de passageiros sejam beneficiados no seu primeiro ano de operação, retirando das ruas 3400 viagens de carro particular por dia e reduzindo as emissões de CO2 em 4100 toneladas.