O tema do transporte por trem foi discutido com lideranças em Jundiaí. A cidade conta com o serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, além do atendimento cargueiro e deve ser cortada pelo Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, com parada no município.
De acordo com a prefeitura, “trata-se da retomada do Modal Ferroviário, que faz parte do Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo (PEF-SP), em desenvolvimento na Secretaria de Logística e Transportes, e do projeto de lei (PL) 148/22, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo.”
O plano (ambicioso e otimista) prevê a reativação de 2.500 quilômetros de malha ferroviária inoperante ou subutilizada.
O governo Estadual criou o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de SP que, sob coordenação de Luiz Alberto Fioravante, está desenvolvendo o PEF-SP e tem apresentado nossos planos em reuniões públicas pelos municípios paulistas.
“O marco regulatório para o modal gera segurança jurídica para as ferrovias e é um passo importante para que o projeto saia do papel. O Brasil que dá certo é aquele em que há planejamento das ações. Mais ferrovias trarão desenvolvimento, renda e emprego para todo o país”, afirma o gestor José Antonio Parimoschi.