Ônibus

Irizar vai entregar 30 ônibus elétricos articulados para o noroeste de Espanha

O operador de transporte público (AUVASA) da Valladolid, uma cidade no noroeste de Espanha, assinou um contrato com Irizar e-mobility, que contempla 30 ônibus elétricos do modelo Irizar IE Tram, além das infraestruturas de carregamento. A entrega destas unidades deve ocorrer em dois anos. Serão os primeiros articulados zero emissões de 18 metros de comprimento da região.

Estamos muito orgulhosos pela confiança que AUVASA e a cidade de Valladolid depositaram em nós para iniciar a transformação elétrica da sua frota. As baixas emissões de CO2 e de ruído, aliadas à boa experiência de viagem que oferece aos passageiros fazem do Irizar ie tram um autocarro especialmente adequado para a sua utilização nos centros urbanos”, disse Txema Otero, Diretor Comercial para Espanha e Portugal da fabricante.

Os veículos serão alimentados por baterias de última geração, com uma capacidade de 630 kWh de energia embarcada e um duplo sistema de carregamento de pantógrafo invertido e carregamento por tomada inteligente na garagem, fabricado pela empresa Jema Energy, do Grupo Irizar.

O sistema de carga por pantógrafo invertido permite que quando o coletivos chegue à garagem, se estabeleça uma comunicação entre o ônibus e o carregador, com a recolha automática do pantógrafo. Este sistema é compatível com praticamente a totalidade dos veículos elétricos do mercado e facilita o procedimento de carregamento diário do veículo.

Possuem a capacidade para 43 lugares, 3 zonas para cadeiras de rodas e 4 assentos PMR e têm capacidade para transportar até 105 passageiros. Além disso, os veículos dispõem de medidores de CO2 no interior e tomadas de carregamento USB.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus