Trens Regionais

Siemens e DB apresentam trem a hidrogênio com 800 km de autonomia

A Deutsche Bahn (DB) e a Siemens Mobility apresentaram o recém-desenvolvido Mireo Plus H, um trem movido a hidrogênio de última geração e um trailer móvel de armazenamento de hidrogênio recém-projetado. O comboio e sua nova infraestrutura pode substituir os trens de várias unidades a diesel no transporte regional e suburbano e reduzir a zero as emissões de CO2 relacionadas aos trilhos.

De acordo com comunicado da fabricante, o projeto “H2goesRail” está sendo financiado como parte do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível (NOW GmbH) com € 13,74 milhões pelo Ministério Federal do Digital e Transportes (BMDV).

“Em seu acordo de coalizão, o governo federal concordou em eletrificar 75% da malha ferroviária do país até 2030”, disse Michael Theurer, Secretário de Estado Parlamentar no BMDV.

Como um trem de dois carros, o Mireo Plus H tem um alcance operacional de até 800 quilômetros, tem 1,7 MW de potência de tração proporcionando aceleração de até 1,1 m/s2 , e uma velocidade máxima de 160 quilômetros por hora. Uma versão de três carros tem um alcance de até 1.000 quilômetros.

O hidrogênio será produzido em Tübingen pela DB usando eletricidade verde retirada diretamente da linha aérea.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios