Uma postagem nas redes sociais da BYD, fabricante dos trens da Linha 17-Ouro do monotrilho, indica que a primeira composição tem previsão de chegada a São Paulo em janeiro de 2023.
No dia 26 de março, o primeiro veículo SkyRail que atenderá a Linha 17, saiu da linha de produção na cidade de Guang’an, na província de Sichuan:
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Inspeções online
A BYD e o Metrô de São Paulo podem realizar inspeções no primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro de forma remota. A informação é de Alexandre Barbosa, Diretor de Projetos da BYD Brasil, em entrevista ao canal do Via Trolebus no YouTube:
As análises do trem cabeça de série é crucial para que a fabricante prossiga na construções das demais treze composições.
“O que nós estamos fazendo de novidade, e isso a gente discutiu com o Metrô, e a gente está conseguindo convergir a uma dinâmica de fazer alguns testes online.”. De acordo com ele, os trabalhos poderiam adiantar a vinda do trem para o Brasil, uma vez que a visita dos funcionários do Metrô no país asiático seria agilizada. Barbosa, entretanto, ressalta que mesmo com as análises remotas, ainda é preciso a presença dos técnicos na China.
Sobre a viagem, o Diretor de Projetos da BYD acredita que os tramites podem ser resolvidos ainda em maio. “Infelizmente era para nós termos um acompanhamento com os técnicos e engenheiros do Metrô na China. Não puderam ir devido a pandemia. E agora estamos esperando que a gente consiga liberar esses vistos para que os engenheiros irem até a China para acompanhar os testes. Quando a gente fala em trem de cabeça de série, tem que sofrer uma exaustiva de testes, e que é muito importante o acompanhamento do Metrô”. São centenas de testes com o primeiro trem, sendo que parte deles podem ser sanados com a vídeo conferência.
Já sobre a fabricação dos demais trens, Barbosa afirma que já foram comprados todos os componentes antes da montagem dos carros. O prazo para entrega de todos da frota é para 2023, mesmo ano previsto para início da operação da Linha 17-Ouro.