Mafia CTC
Trem de Carga

Minas anuncia nova ferrovia entre Igarapé e o Ramal do Paraopeba

O Governo de Minas Gerais anunciou o lançamento do Projeto Igarapé, que prevê a construção de ramal ferroviário e terminal integrador no município de Igarapé, como contrapartida para a renovação de concessão com a MRS. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 800 milhões.

O trecho ferroviário, de aproximadamente 12 quilômetros de extensão, vai conectar Igarapé ao Ramal do Paraopeba, na altura do município de Brumadinho. O empreendimento vai contar com pátio de cruzamento, dois túneis, com um quilômetro de extensão, e sete viadutos.

Também contempla o Terminal Integrador do Igarapé, que será construído em um terreno de 166 mil metros quadrados, às margens da BR-381, e conectado à malha da operadora, com capacidade de movimentar cerca de 2 milhões de toneladas de cargas/ano, o que corresponde a 100 mil contêineres. O tempo estimado para consolidação do projeto são de dez anos.

Os eixos de transportes devem gerar o aumento em mais de R$ 130 milhões na arrecadação de impostos, geração de 15 mil empregos, entre diretos e indiretos, e a redução de 2,3 trilhões de CO2 emitidos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus