Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Metrô anuncia compra de tatuzão para a expansão da Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo informou que encomendou a máquina Shield, popularmente conhecido como Tatuzão, para a ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha. O maquinário será fabricado na China, chegará ao Brasil em meados de 2023 para ser montado e iniciar os trabalhos na região da Vila Formosa.

O tatuzão foi adquirido da empresa China Railway Engineering Equipament Group Co. – CREG, através do Consórcio Linha 2 Verde. O equipamento terá aproximadamente 100 metros de comprimento, com roda de corte de 11,65 metros de diâmetro – maior que as rodas de corte usados pelo Metrô na construção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que tinham 9,41m e 10,58m respectivamente. Esse tamanho da roda de corte determina a medida do túnel que será construído, que vai ter cerca de 12m de diâmetro ao longo dos cerca de 8 km de extensão entre o VSE Falchi Gianini (após a estação Vila Prudente) e a Estação Penha.

O Shield ainda conta com uma estrutura de apoio para movimentá-lo, instalar os anéis de concreto que revestem os túneis e também para a remoção de terra escavada, com rolamento e uma rosca sem fim, que ajuda a levar materiais. Pesa quase 500 toneladas.

A escavação dos túneis pelo tatuzão começa no canteiro de obras do complexo Rapadura, entre as futuras estações Vila Formosa e Santa Isabel. As escavações acontecem no local para poder receber a máquina que vai partir com direção ao Poço Falchi Gianini, que fica entre as estações Vila Prudente e Orfanato, que é a primeira do novo trecho. Depois o Shield vai escavar o trecho entre o complexo Rapadura e a Penha.

O Metrô promete entregar a expansão em 2026, e a Linha 2 passará a ter 23 km de extensão, com 22 estações de Vila Madalena a Penha. Ela será a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa) 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (em Penha), transportando cerca de 1,3 milhão de pessoas por dia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus