Ônibus

Empresa adota ruído mais agradável em ônibus na Alemanha

Poluição sonora é um problema nas grandes cidades, e os ônibus dão sua contribuição para uma questão pouco debatida nos centros urbanos.

A fabricante de ônibus VDV apresentou seu novo “padrão da indústria acústica em Berlim”, com ruído do coletivo mais agradável.

De acordo com o site Sustainable-bus, o projeto surgiu por meio de uma competição estudantil lançada no final de 2021 em cooperação com o FOAM Institute Berlin. Lukas Esser da Universidade de Artes de Berlim foi a vencedora:

O som característico do ônibus elétrico é chamado de ‘Made in Germany’, que pode ser ouvido fora dos veículos, e ajuda na identificação do coletivo ao se aproximar e sair de paradas de ônibus.

“Enquanto os fabricantes estão oferecendo os primeiros geradores de som veicular – AVAS – para veículos elétricos, a VDV, o setor e a indústria estão dando um passo ativo e estabelecendo um padrão de indústria acústica que é percebido como agradável, moderno e funcional pelas pessoas no ambiente de transporte. Foi importante para nós envolver o maior número possível de grupos de interesse, como associações de passageiros, transporte, deficientes visuais e ambientalistas, bem como ministérios de transporte federal e estadual, desde o início. Eles não apenas definiram as ideias de design do futuro padrão, mas também escolheram a ideia vencedora na competição subsequente entre estudantes de áudio e acústica”, disse o vice-presidente da VDV, Werner Overkamp.

O novo som do ônibus deve ser apresentado na conferência de ônibus elétrico VDV e na feira Elekbu nos dias 12 e 13 de julho de 2022 em Berlim.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus