Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM contrata planejador de escala de maquinistas

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM) assinou na última semana um contrato para melhorar as escalas de maquinistas da operadora. A empresa conta com 1.140 maquinistas.

O sistema desenvolvido pela empresa espanhola Goal Systems tem como objetivo aprimorar a alocação dos operadores às atividades de condução e demais serviços da rotina de trabalho. Até então, as equipes realizavam o trabalho de elaboração de gráficos e escalas de forma manual.

O prazo para que o sistema entre em operação assistida é de 9 meses após a assinatura do contrato, visto que é necessário que alguns parâmetros sejam customizados e ajustados de acordo com a realidade da operação da CPTM.  A tecnologia ainda permite acrescentar demais atividades para os maquinistas, como realização de exames periódicos e solicitações de trocas de folga.

“Durante toda a sua história, a CPTM foi pioneira em diversos avanços no setor metroferroviário, inovando sempre na busca de melhorias para a mobilidade em sua área de atuação. Visando manter esse histórico de modernizações contínuas, focando dessa vez em seus processos, para alcançar um novo padrão de qualidade foi contratado o Sistema Gerenciador de Planejamento de Viagens e Escalas, que entra como um grande facilitador da gestão operacional, à medida em que consegue otimizar o uso dos recursos humanos envolvidos diretamente na operação”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus