Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Campo Limpo Paulista assina convênio para Trem InterCidades

O projeto de implantação do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas segue emperrado por indefinições na renovação da concessão com a operadora MRS, indispensável para o serviço de passageiros. A última previsão era lançar o edital em abril.

Enquanto não sai o trem, a Secretária dos Transportes Metropolitanos costura acordos com os municípios que vão ser cortados pela ferrovia semi-expressa, como é o caso de Campo Limpo Paulista.

“Aproveitamos a ocasião e demos mais um passo no projeto do Trem Intercidades e assinamos o Termo de Convênio com o município de Campo Limpo Paulista. O TIC vai ligar a São Paulo, a partir da Estação Barra Funda, à cidade de Campinas e região.” – escreveu o titular da pasta, Paulo Galli, em suas redes sociais.

Outros convênios

O Governador Rodrigo Garcia assinou em abril, os convênios entre o Governo do Estado de São Paulo com os municípios de Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato, Várzea Paulista e Vinhedo para a viabilização da primeira etapa do Trem Intercidades (TIC). Os convênios darão garantias e condições jurídicas, financeiras e técnicas para a implantação do serviço.

Segundo o comunicado do governo estadual, os acordos resultarão em cooperação mútua e união de esforços entre os municípios e o Estado por cinco anos, com prorrogação se necessário. Por meio deles, é garantido o acesso facilitado a informações que viabilizarão o TIC Trecho Eixo Norte — como a legislação municipal atualizada (Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação de Solo, entre outros), as limitações administrativas e até mesmo a existência de patrimônio tombado. Além disso, será possível realizar eventuais ajustes em leis municipais, como as leis urbanísticas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus