Jundiaí passou operar um ônibus elétrico em teste na semana passada. O veículo deve rodar por 30 dias. Com autonomia para 250 quilômetros, o veículo emite nenhum tipo de poluente no ar e não causa ruídos.
O ônibus foi cedido pela empresa BYD Brasil (localizada em Campinas), sem custo para o município. O prefeito Luiz Fernando Machado disse que a cidade rem um plano de redução da emissão de carbono e a troca da matriz de combustível fóssil por energia limpa e renovável. Os ônibus elétricos estão previstos para serem incluídos na nova concessão do transporte público, que será aberta no ano que vem.
“Será uma exigência para a empresa que for desenvolver o trabalho em nossa cidade que parcela dos ônibus sejam elétricos, pois é esse o caminho que a humanidade está trilhando: um futuro que pense no bem-estar comum com investimentos em sustentabilidade”, explicou Luiz Fernando.
“Uma vez que o veículo tem emissão zero de gases poluentes e zero ruído, o ganho para a saúde pública é enorme”, declarou o consultor sênior de mobilidade elétrica da BYD Brasil, Sérgio Avelleda.