Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga

Estado de São Paulo apresenta à Alesp projeto que cria ferrovias curtas

O governo do Estado de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza a exploração, via iniciativa privada, de ferrovias existentes no estado, de acordo com publicação da Folha de São Paulo.

A medida quer aproveitar a malha ferroviária desativada para equilibrar a matriz de transporte de cargas. Atualmente só 11% do transporte no estado é feito por ferrovias, índice inferior à média brasileira, de 23%. As rodovias transportam 84%, com 5% da produção sendo escoada por outros modais (aéreo e dutos).

O plano chamado de PAM-TL (Plano de Ação de Transporte de Passageiros e Logística de Cargas para a Macrometrópole Paulista), prevê investimentos privados de R$ 70 bilhões até 2040, sendo 77% do montante para o setor ferroviário.

Desse montante, R$ 54,2 bilhões devem ser investidos na malha ferroviária nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos, que concentram 70% do transporte de cargas no estado e e 32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus