Uma publicação do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM diz que a avaliação da operadora subiu cerca de 5%. Pedro Moro informou que o resultado da Pesquisa de Avaliação da Satisfação e dos Serviços de 2021, aponta que o índice de aprovação foi de 85,1%, um aumento de 5% em relação a 2020.
“Tudo isso foi possível com a imensa dedicação e empenho de todos os nossos colaboradores! Vocês são parte essencial para estes resultados que só vêm crescendo nos últimos anos.” – diz Moro.
Segundo o documento, postado no site da operadora, foram aplicados 4.541 questionários em sete linhas . A distribuição da amostra é proporcional ao fluxo de passageiros por intervalos de tempo de pico e vale. A amostra utilizada determina um nível de confiança de 95% com margem de erro de 3,6% nas linhas e de 1,5% para toda a rede.
De acordo com os dados, o passageiro percebeu as melhorias por meio da frota de trens, representando cerca de 44,3% dos entrevistados.
Linhas melhores avaliadas
Entre as linhas com melhores avaliações, o ranking mostra o seguinte (levando em conta que em 2021 a operadora tinha sete linhas);
- Linha 8: 87,8%
- Linha 13: 87,8%
- Linha 10: 80,1%
- Linha 9: 82,5%
- Linha 11: 80,1%
- Linha 7: 75,8%
- Linha 12: 65,6%
Renato Lobo | Via Trolebus
Problemas
Lotação e a presença de ambulantes aparece como as principais queixas dos passageiros em todas as linhas nos trens. O primeiro item aparece disparado na frente, em mais de 66% e o segundo, menos de 40%.
Já nas estações, a principal queixa é a espera pelos trens, seguindo pela falta de escadas rolantes e vão entre trem e plataforma.