Ônibus

Cidade australiana vai testar ônibus elétrico biarticulado de 24,5 metros

Brisbane é a capital do estado australiano de Queensland, terceira maior cidade e o segundo maior “hub” econômico, administrativo, cultural e urbano do leste do país.

O chamado “Metrô de Brisbane”, que conta em seu sistema com ônibus, apresentou seu novo lighTram 25, construído e projetado pelo fabricante suíço de veículos HESS.

Trata-se de um ônibus elétrico biarticulado de 24,5 metros, sendo o cabeça de série, que passará por um extenso processo de teste e aceitação, incluindo experimentos nas vias e avaliação das capacidades de carregamento. O mesmo veículo havia sido testado nas ruas de Nantes, a sexta maior cidade da França.

O lighTram 25 é capaz de transportar um grande número de pessoas de forma silenciosa, eficiente e limpa, ao mesmo tempo em que oferece um novo nível de experiência aos passageiros. Trata-se de um sistema de transporte flexível, não vinculado à infraestrutura ferroviária e que pode ser facilmente adaptado a diferentes vias de transporte devido à manobrabilidade do veículo. Durante toda a vida útil dos veículos, o lighTram 25 oferece às cidades uma das soluções mais econômicas para melhorar o transporte público e atingir as metas de sustentabilidade dos governos.” – disse Alex Naef, CEO da HESS.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus