Divulgação Wabtec
Trem de Carga

Wabtec vai entregar locomotivas sustentáveis para a Rumo, Suzano e MRS

A Wabtec deve entregar até o próximo mês as primeiras locomotivas ES44ACi para empresas operadoras de carga, como a MRS, Suzano e Rumo. “A ES44ACi (ES, de Evolution Series) é a mais recente inovação tecnológica das locomotivas diesel-elétricas. Uma evolução da AC44i e um passo a mais na jornada da descarbonização.” – diz comunicado da fabricante.

“No coração das locomotivas ES44ACi estão os motores diesel da série Evolution que, com apenas 12 cilindros, produzem os mesmos 4.500 HP que seus predecessores de 16 cilindros. Isso representa maior eficiência energética e menores emissões, graças a um projeto voltado à eficiência térmica da combustão aliado a um sistema duplo de resfriamento do ar de admissão adotado nestes motores de quatro tempos, turboalimentados equipados com injeção eletrônica de combustível”, afirma Daniela Ornelas, vice-presidente de Produtos da Wabtec.

Divulgação Wabtec

De acordo com Daniela, a tecnologia permite que a máquina, além da economizar combustível, possa chegar a 6% em redução de consumo, além de ter maior potência. Os materiais de alta resistência empregados na ES44ACi também melhoram a confiabilidade do motor diesel e aumentam drasticamente os intervalos para as grandes manutenções, diminuindo os custos operacionais no ciclo de vida da locomotiva.

Divulgação Wabtec

A fabricante destaca que os filtros centrífugos adotados nesses motores permitem dobrar o intervalo entre trocas de óleo lubrificante, diminuindo as perdas e aumentando a disponibilidade operacional do veículo. Toda esta tecnologia é do ARC (Advanced Rail Cleaner), o mais moderno sistema de limpeza de trilhos para aumentar a aderência das locomotivas e consequentemente incrementar a capacidade de tração e evitar paradas indesejadas por falta de aderência com trilhos molhados.

“Estamos diante de uma alternativa para melhorar ainda mais a eficiência das nossas ferrovias, além de reduzirmos a emissões e reduzir custos operacionais” afirma Daniela.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus