A nova concessão da Rodovia Presidente Dutra, por meio da concessionária CCR RioSP, trouxe novidades para os usuários. Trata-se do sistema DUF (Desconto de Usuário Frequente), que já está valendo nas cinco praças de pedágio da BR-116.
O desconto é por meio de uma tag de qualquer uma das empresas do mercado. Não é necessário cadastro. Não é acumulativo e vale para o mês vigente. Trata-se de uma novidade no contrato de concessão.
De acordo com a empresa, o desconto máximo ao usuário frequente pode chegar a 73%, dependendo da praça e quantidade de vezes que o motorista passar. O sistema é válido para veículos Categoria 1 (veículos leves tipo automóvel, caminhonete e furgão), Categoria 3 (veículos leves tipo automóvel, caminhonete e furgão com semirreboque) e Categoria 5 (veículos leves tipo automóvel, caminhonete, furgão com reboque) que utilizam as pistas automáticas. A identificação será automática e os descontos serão proporcionalmente maiores, segundo a quantidade de passagens realizadas dentro do mês.
Os motoristas começarão a receber descontos a partir da segunda passagem pela mesma praça e mesmo sentido de direção realizadas dentro do mês. Os valores terão redução progressiva até a 30ª passagem, no mesmo mês por sentido de cada praça.
É previsto ainda o desconto de 5% nas passagens pelas pistas automáticas para motoristas de veículos de passeio e comercial. Está prevista a isenção para motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas moto, as ambulâncias, os veículos oficiais, próprios ou contratados de prestadores de serviço, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas, bem como os veículos de Corpo Diplomático;