YouTube video
Metrô SP

Seguranças das linhas 4 e 5 do metrô contam com câmeras corporais

Os agentes de atendimento e segurança da ViaQuatro e da ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, contam com câmeras de segurança acopladas ao corpo, conhecidas como bodycams.

Renato Lobo | Via Trolebus

De acordo com as operadoras, há dois agentes com bodycams por estação, tanto na Linha 4-Amarela como na Linha 5-Lilás. A utilização do equipamento, que registrará as ações da segurança diante das ocorrências nos trens e estações, tem por objetivo tornar mais transparente o trabalho realizado pelos agentes.

Renato Lobo | Via Trolebus

Eles receberam treinamento especializado para a utilização das bodycams. Entre as orientações, está a de o agente manter a câmera sempre no modo “stand by” quando estiver portando o equipamento em seu turno de trabalho. No momento em que ele for realizar qualquer abordagem, a câmera deverá ser obrigatoriamente acionada.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus