O Metrô de São Paulo recebeu 928 reclamações em 2021, segundo Relatório Anual de Atendimento – 2021, emitido pelo site da operadora.
As linhas que concentram a maior parte das reclamações são a Linha 3-Vermelha (287), 1-Azul (268), 2-Verde (101), e por fim o monotrilho da Linha 15-Prata (42). De acordo com o documento, assuntos relacionados a segurança ou reclamações sobre ambulantes/pedintes, e até roubo/furto estão entre os mais frequentes.
A empresa afirma que “para coibir o comércio irregular em suas dependências, o Metrô conta com uma equipe de agentes de segurança treinados para atuar em benefício de todos os passageiros, realizando estratégias
operacionais e rondas constantes, uniformizados e à paisana, nos trens e estações do Sistema.”
Já sobre as ocorrências de segurança pública de “roubo/furto”, onde o cidadão reclama de falha na ação de presença de seguranças para coibir tal prática, a Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô afirma que trabalha na adoção de estratégias específicas para cada tipo de problema relacionado à segurança do passageiro nos trens e estações. Além disso, a empresa diz que vem alinhando com a Polícia Militar a possibilidade de firmarem convênio para uma atuação conjunta.
O Metrô ainda destaca que o maior número de pedidos de indenizações/ressarcimentos está relacionado a aparelhos celulares subtraídos por meliantes nos trens e estações do Metrô.
A empresa menciona também as manifestações de elogio nesse período, que em sua maioria, foram direcionadas aos empregados de Segurança e de Bloqueio, no que se refere ao atendimento prestado ao cidadão.