O projeto da Linha 16-Violeta foi apresentada na 22ª NT Expo, Negócios nos Trilhos, pelo presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira. A nova linha anunciada com 21,8 km deverá ser construída na próxima década, sendo que sua menção passou desapercebida pela mídia nacional, mas foi destacado pela Mídia Internacional, como o Rail Journal.
Silvani contou que a Linha 16-Violeta vai de Oscar Freire, próximo à Avenida Paulista, ao Jardim Brasília, na zona leste da cidade e deverá custar R$ 18,906 bilhões (US$ 3,82 bilhões).
A linha terá 21 estações e exigirá a construção de um novo pátio. Os trens operarão com intervalos de 2min 30s e a linha deverá transportar 630.060 passageiros por dia útil quando for inaugurada em 2034.
A nova ligação metroviária fará conexão com a Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire e seguirá paralela à Linha 2-Verde. Na estação Jardim Paulista a nova linha fará conexão com a futura Linha 19-Celeste e na estação Paraíso com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô.
Na estação de São Carlos, a nova linha fará a conexão com as linhas 10-Turquesa e 13-Jade da Companhia de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM). Além disso, a linha oferecerá outra conexão com a Linha 2-Verde em Anália Franco.
“O objetivo com esta linha é descentralizar o fluxo de passageiros nas linhas 3-Vermelha, 11-Coral e 15-Prata e promover a diversificação de rotas e integração entre o transporte ativo”, diz Pereira.