Monotrilho

Metrô adia sistema de energia da Linha 17 e posterga testes em trens

O Metrô de São Paulo acabou adiando novamente uma licitação para contratação do sistema elétrico do monotrilho da Linha 17-Ouro. A aquisição é vital para o funcionamento dos trens que devem percorrer os trechos entre as estações Washington Luís e Morumbi.

Um Aviso de Retificação foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 10 de março de 2022, e a licitação, lançada no dia 08 de dezembro de 2021, previa a Sessão Pública de abertura de propostas para 15 de fevereiro. A data foi postergada para 15 de março, e agora foi remarcada para 06 de abril.

A contratação do sistema de energia inclui a instalação dos equipamentos no Pátio Água Espraiada e a Subestação Primária Bandeirantes.

Divulgação Metrô

Sem energia, sem testes

Em entrevista ao canal do Via Trolebus no YouTube em outubro de 2021, Alexandre Barbosa, Diretor de Projetos da BYD, confirmou que a fabricante pode antecipar a entrega dos trens do monotrilho da Linha 17-Ouro. “Nós já estamos produzindo o trem na China. O trem está previsto para chegar em dezembro. Existe sim conversas para que seja possível fazer uma antecipação e entregar esse trem em março. Na parte da BYD, nós não vemos problemas, nós temos essa capacidade de entregar esse trem agora em março para poder começar a fazer alguns tipos de testes, mas isso ainda está numa conversa.” – disse Alexandre Barbosa ao VT.

informação havia sido dita pelo ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Mas com a postergação nos prazos de contratação do sistema elétrico, é frustrado o plano de testar o primeiro trem mesmo com a composição em solo brasileiro neste mês.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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