O Metrô de São Paulo acabou adiando novamente uma licitação para contratação do sistema elétrico do monotrilho da Linha 17-Ouro. A aquisição é vital para o funcionamento dos trens que devem percorrer os trechos entre as estações Washington Luís e Morumbi.
Um Aviso de Retificação foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 10 de março de 2022, e a licitação, lançada no dia 08 de dezembro de 2021, previa a Sessão Pública de abertura de propostas para 15 de fevereiro. A data foi postergada para 15 de março, e agora foi remarcada para 06 de abril.
A contratação do sistema de energia inclui a instalação dos equipamentos no Pátio Água Espraiada e a Subestação Primária Bandeirantes.
Sem energia, sem testes
Em entrevista ao canal do Via Trolebus no YouTube em outubro de 2021, Alexandre Barbosa, Diretor de Projetos da BYD, confirmou que a fabricante pode antecipar a entrega dos trens do monotrilho da Linha 17-Ouro. “Nós já estamos produzindo o trem na China. O trem está previsto para chegar em dezembro. Existe sim conversas para que seja possível fazer uma antecipação e entregar esse trem em março. Na parte da BYD, nós não vemos problemas, nós temos essa capacidade de entregar esse trem agora em março para poder começar a fazer alguns tipos de testes, mas isso ainda está numa conversa.” – disse Alexandre Barbosa ao VT.
A informação havia sido dita pelo ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Mas com a postergação nos prazos de contratação do sistema elétrico, é frustrado o plano de testar o primeiro trem mesmo com a composição em solo brasileiro neste mês.