Trens Urbanos

Colisão de trem da ViaMobilidade: sindicato fala em pouco tempo de treinamento

O Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, que representa os trabalhadores das Linhas 8 e 9, operadas pela ViaMobilidade, emitiu um comunicado sobre os dois acidentes ocorridos nesta quinta-feira, 10 de março de 2022, onde um trem bateu na estação Júlio Prestes e um funcionário morreu eletrocutado em Pinheiros.

“A entidade se solidariza com a família da vítima e os demais funcionários da ViaMobilidade. Além disso, acompanha com muita proximidade o que a empresa tem feito para resolver os problemas técnicos e preservar a vida dos trabalhadores e usuários.” – diz a nota da entidade.

Logo após os primeiros acontecimentos, como falhas na sinalização, abertura de portas e na rede aérea (eletrificação) no mês de janeiro, procuramos a empresa para saber como está lidando com esses fatos e o que, efetivamente, está fazendo para cessar os incidentes e os acidentes. Isso não pode acontecer, inclusive podendo ser fatais, como foi o caso ocorrido hoje na linha 8”, afirma José Claudinei Messias, presidente do Sindicato da Sorocabana.

Diário dos Trilhos

Pouco tempo de treinamento, diz sindicato

A entidade fala em pouco tempo para treinar os operadores. “Quando começou o processo de concessão, nós sempre manifestamos contrariedade ao processo e alertamos o governo estadual e a CPTM para os problemas que essa transição poderia trazer para as linhas, para os funcionários e para os passageiros”, afirma Messias.

“É necessária muita especialização para o trabalho nas ferrovias. Não se forma um profissional em poucos meses. Você não vê nos classificados dos jornais ‘procura-se um maquinista’, mas nada disso foi levado em consideração pelo governo do Estado de São Paulo. Foi preciso um grave acidente na plataforma da estação Júlio Prestes e uma vítima fatal na subestação de Pinheiros, para deixar claro o quanto têm sofrido os profissionais contratados para operar e realizar a manutenção dessas linhas. Isso não pode continuar assim”, diz o presidente do Sindicato.

Foi realizada uma reunião de urgência com a empresa e o grupo, segundo o sindicato. “Estamos, como sempre estivemos, lutando pela qualidade, segurança dos trabalhadores e consequentemente pela vida tanto dos ferroviários quanto dos usuários”, finaliza Messias.

Com a palavra, a ViaMobilidade:

“A ViaMobilidade informa que, por volta das 6h desta quinta-feira (10), um trem que circulava pela Linha 8-Diamante, na estação terminal Júlio Prestes colidiu no limite de parada da estação. Todos os passageiros foram desembarcados em segurança, e duas pessoas receberam atendimento no local e foram encaminhadas ao hospital sem ferimentos.

A concessionária está apurando as causas da ocorrência e reforça seu compromisso com a segurança de todos.
Com a concessão, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos receberão investimentos de R$3,8 bilhões. A ViaMobilidade já deu início ao plano de ação para o primeiro ano de operações com investimentos importantes e modernizações necessárias.

As mudanças complexas que ocorrerão no primeiro ano de concessão já darão ao cliente maior conforto e segurança, além de confiabilidade e estabilidade do sistema. A concessionária trabalha para que este processo adaptativo e de atualização dos sistemas seja rápido e que, ao final, resulte em uma infraestrutura de transporte público eficiente, segura e confortável para nossos clientes.”

Sobre a morte em Pinheiros:

A ViaMobilidade lamenta informar o falecimento de um de seus colaboradores nesta quinta-feira, 10. O acidente ocorreu durante atividade de manutenção de rotina em uma sala técnica na região da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda, por volta de 2h50. A concessionária está apurando os detalhes do ocorrido e prestando todo o apoio à família do colaborador.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus