O valor do contrato de implantação do monotrilho na Região Metropolitana de Salvador ficou mais caro. Um documento assinado entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a concessionária prevê um novo reajuste, já que a empresa fará Fase 2, sendo que o valor já está na casa dos R$ 5,2 bilhões, segundo o site “O Correio“.
“Em razão das alterações procedidas por meio do referido termo aditivo, o prazo original do contrato foi acrescido em 15 anos e o valor do ajuste foi alterado para R$ 5.262.680.725,33 (R$ 5,2 bilhões), tendo ficado pactuado, ainda, o aporte de recursos no valor de R$ 290 milhões, a serem pagos segundo cronograma de eventos da Fase 2, em adição aos R$ 100 milhões previstos a título de aporte de recurso para a Fase 1 da redação original do contrato”, diz o documento.
De acordo ainda com a publicação, as obras do monotrilho foram iniciadas em fevereiro de 2021. A Sedur afirma na nota enviada aos vereadores que o prazo de conclusão é de 2 anos e três meses, mas admite na que a construção está atrasada. O comunicado cita quatro etapas, mas não apresenta os prazos. Os vereadores criticaram também o cálculo que está sendo usado para avaliar a capacidade do sistema, serão 600 pessoas por trem, ou seja, seis passageiros por metro quadrado.