Após a colisão entre um trem e uma barreira de proteção na estação Júlio Prestes, ocorrida há uma semana, alguns desdobramentos ocorreram, como a demissão do operador que estava na composição, a possibilidade de multa à operadora, além de um sindicato afirmando que os trabalhadores receberam pouco treinamento.
Sobre o último ponto, o sindicato da Sorocabana chegou a dizer que alguns trens repassados da CPTM para a ViaMobilidade, não são os que circulavam nas linhas 08 e 09 e, sim, trens mais antigos e com problemas na revisão dos rodeiros, por exemplo. Operam nas linhas as séries 7000, 7500 e 8500, além da série 5400 que já rodava na linha. A série 8500, no entanto, é mais nova que os trens que hoje operam nos dois atendimentos.
Já a ViaMobilidade diz que 23% dessas composições passaram pela revisão geral, e que isso era parte do contrato. A operadora afirma afirma ainda que as demais devem passar pelo menos processo.
“Sobre a transferência dos trens para a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, eles foram recebidos nas condições em que operavam sob gestão da CPTM, conforme estabelecido no contrato de concessão; sendo que apenas 23% da frota recebida passou por processo de revisão geral. O restante passará pelo mesmo processo, agora sob responsabilidade da Concessionária.” – diz a operadora.